A fisioterapia é uma profissão da área de saúde que dispõe de diferentes recursos para manter e restaurar o movimento e a habilidade funcional do indivíduo.
Um tratamento fisioterapêutico é indicado toda vez em que o movimento e a atividade funcional estejam comprometidos, seja pelo envelhecimento, por lesões, por doenças, disfunções ou fatores ambientais.
Normalmente, os pacientes são encaminhados para a fisioterapia após a realização de um diagnóstico médico. Baseado neste quadro clínica, o fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada do paciente e estabelece o programa de tratamento.
Várias formas de tratamento podem ser utilizadas nas sessões individuais de fisioterapia, incluindo terapias manuais, aplicação de meios físicos, orientação postural e orientação de exercícios.
A fisioterapia pode auxiliar diversas pessoas, sem limitação de idade, uma vez que a técnica tem por objetivo reabilitar e prevenir contra problemas que acometem o sistema musculoesquelético, como dor na coluna, correção postural e problemas causados por doenças adquiridas, como a limitação funcional em decorrência de um acidente vascular cerebral.
A técnica auxilia na recuperação de uma série de aflições, desde dores na coluna, até reabilitação motora após procedimentos cirúrgicos, a fim de fortalecer músculos e tendões que foram danificados pela condição ou trauma. Dentre os principais problemas que a fisioterapia pode ajudar, estão:
Condições autoimunes e degenerativas, tanto a artrite quanto a artrose exigem cuidados para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
O acompanhamento fisioterapêutico melhora a mobilidade funcional, além de melhorar percepção corporal do indivíduo, evitando quedas e fortalecendo as estruturas, ações que atuam no controle da dor causada por estas patologias.
As dores na coluna podem se evidenciar por diversas condições, seja por um trauma, desgaste em sua estrutura ou devido à presença de uma patologia degenerativa.
O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, uma vez que sua composição permite que movimentos como caminhar e correr, sejam realizados.
Ao longo do tempo ou por conta de lesões de alta intensidade, a região pode ser lesionar, comprometendo especialmente os ligamentos que são essenciais para seu pleno funcionamento.
Na reabilitação de lesões no joelho, exercícios para fortalecimento da articulação e de seus ligamentos lesionados são imprescindíveis para o retorno pleno à rotina.
O ombro é uma articulação suscetível às lesões, uma vez que seu constante movimento pode causar o desgaste estrutural, causando bursite, por exemplo, além de outras condições, como a síndrome do manguito rotador.
Para recuperar esta região e aliviar as dores no ombro, a fisioterapia tem papel fundamental, visto que os movimentos passam a ser limitados devido à condição, assim como o fortalecimento tendinoso para evitar que o quadro se repita.
Primeiramente, o fisioterapeuta irá avaliar os exames de imagem e prescrições feitas pelo ortopedista, com exercícios específicos para o fortalecimento da articulação prejudicada.
As técnicas aplicadas podem variar de acordo com cada quadro, uma vez que a fisioterapia também utiliza terapias por ondas de choque, além de orientações ao paciente para que faça exercícios simples em sua casa a fim de melhorar sua funcionalidade e fortalecer as estruturas lesionadas.
Sim. A fisioterapia também atua na manutenção da qualidade de vida, melhorando a percepção corporal e mantendo as estruturas musculares sempre ativas, a fim de evitar o desgaste e lesões, trabalhando o fortalecimento em função da prevenção, seja durante atividades físicas ou em tarefas diárias.
Telefone: (11) 3459-2128
Whatsapp: (11) 95020-1592
Nenhum comentário