A Acupuntura é uma técnica que tem sua origem da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na aplicação de agulhas para auxiliar em uma série de condições que aferem o sistema musculoesquelético, como a dor na coluna.
Essa técnica complementar pode ser aplicada em diversos tipos de pessoas, desde crianças, adultos e idosos, visto que seu principal objetivo é promover qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.
Pessoas que estão se recuperando de lesões também podem recorrer à Acupuntura para auxiliar em uma melhor estimulação corporal por meio da aplicação das agulhas, que agem em regiões específicas do corpo.
Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que diversos órgãos como rins, fígado, pulmão e o baço, além de partes do corpo humano concentram a energia vital chamada de QI. Quando interferida, causa uma desarmonia, desenvolvendo-se em patologias motoras, sistêmicas e psíquicas.
Ao todo, são 350 pontos onde o QI flui pelo corpo, indo desde os pés, até a região da orelha e cabeça.
A Acupuntura tem por objetivo sanar a desarmonia e estimular os pontos energéticos, promovendo a autocura e agindo como um analgésico natural. Além disso, diferente da Medicina tradicional, a técnica visa trabalhar o bem-estar do corpo como um todo ao invés de abordar somente sintomas que estão incomodando o paciente, trazendo benefícios também à mente.
De acordo com uma lista feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003, a Acupuntura é efetiva no tratamento complementar de uma série de condições, sejam elas agudas ou crônicas. Dentre as mais comuns estão:
A hérnia de disco é um problema que atinge a coluna vertebral, comprimindo os discos intervertebrais ou deslocando-os, causando dor na coluna e limitação dos movimentos.
Este nome pode ser aplicado para diversos tipos de condições que afetam a coluna cervical, causando a compressão dos nervos ou um processo inflamatório muscular em decorrência de um trauma.
As lesões musculares ocorrem com bastante frequência em atletas que estão em constante movimento e contato em suas modalidades. A lesões podem afastar os esportistas de seu esporte por longos períodos e a Acupuntura pode auxiliar na recuperação, estimulando a região lesionada para que o fluxo sanguíneo possa ser estabilizado.
Caracterizada pela inflamação dos tendões, a tendinite ocorre por movimentos repetitivos e em excesso de uma determinada articulação, mas é mais comum na panturrilha e no pulso. Com a aplicação da técnica da Acupuntura, a inflamação tendinosa pode ser contida, melhorando o quadro apresentado pelo paciente.
Durante a sessão, o acupunturista irá avaliar o quadro e o local onde a dor se apresenta. No entanto, a aplicação das agulhas não será necessariamente feita no local da dor, e sim, em áreas que transportam a energia vital até a região acometida pela dor.
As sessões podem durar de 30 minutos até uma hora e os pacientes podem sentir sua melhora logo após o primeiro encontro. No entanto, uma melhora mais significativa demanda mais de uma sessão para ser notada.
Vale ressaltar também que os benefícios da Acupuntura têm um maior impacto quando o paciente adota um estilo de vida mais saudável que, em complemento com o tratamento, extrai melhores resultados, tanto no psicológico, quanto no físico. Nestes casos, o acompanhamento de um ortopedista é essencial para o direcionamento correto e a retomada das atividades diárias sob a manutenção da qualidade de vida do paciente.
A técnica pode atuar em conjunto com a ortopedia, uma vez que a estimulação por meio das agulhas desencadeia um processo anti-inflamatório de regiões acometidas por algum tipo de dor, seja ela aguda ou crônica.
Telefone: (11) 3459-2128
Whatsapp: (11) 95020-1592
Nenhum comentário