Especialista em Coluna

Quando procurar um Especialista em Coluna?

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A avaliação médica de um especialista em coluna é muito importante em algumas situações clínicas específicas. O médico de coluna poderá auxiliar em muitos casos.

Cerca de 80% das pessoas terá dor na coluna vertebral em algum momento da vida. Grande parte dos sintomas agudos da coluna podem ser efetivamente manejados pelo seu médico de confiança (clínico geral, ortopedista, neuro, fisiatra, etc). É muito importante ter uma avaliação inicial com seu médico, pois ele irá fazer o diagnóstico inicial e definir se o problema está relacionado ou não à coluna vertebral. Muitas situações clínicas tão ou até mais importantes podem entrar no diagnóstico diferencial.

Se o sintoma na coluna vertebral persistir, ou houver indicação do seu médico, procure um especialista com treinamento específico em Coluna Vertebral.

Qual é o médico Especialista em Coluna?

Para escolher um bom especialista na área, verifique a formação do médico em questão e se o mesmo é especialista pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), um órgão nacional que regula a prática no país.

Para o especialista em coluna ser membro da SBC ele necessita ter completado os 6 anos da graduação em medicina, ter realizado residencia médica em Ortopedia e Traumatologia ou Neurocirurgia e realizar treinamento e prova de título específica.

A formação do médico ortopedista especialista em coluna é de 3 anos de residência médica na área de problemas musculoesqueléticos e mais 2 anos de especialização específica em Cirurgia da Coluna. Já o médico neurocirurgião faz residencia médica de 5 anos na área de problemas do crânio e coluna.

Após completarem a formação, ambos os médicos estão habilitados a se titularem pela SBC e a tratarem as diversas afecções da coluna vertebral.

Ambos os profissionais tratam doenças semelhantes (dores na coluna, hérnias de disco, estenoses, fraturas, deformidades, tumores, etc) e possuem técnicas similares na cirurgia da coluna. Entretanto, há algumas patologias mais comumente tratadas por cada especialista. Por exemplo, ortopedistas em geral são mais habituados com deformidades da coluna (escolioses, cifoses, etc). Já neurocirurgiões são mais habituados com tumores intra-medulares e do sistema nervoso central. Entretanto, essa diferenciação nem sempre é bem clara e tudo irá depender da formação de cada médico.

O que mais é importante na escolha de um Especialista em Coluna?

Como todo profissional, procure indicações de outros pacientes e familiares.

Além da formação e treinamento do profissional, observe a qualidade da consulta médica. Uma boa consulta médica é aquela em que você pode expor todo o seu problema e dúvidas com tranquilidade e, ao final, sair com uma boa ideia do que é o seu problema e as possíveis soluções.

A atitude e linguagem do médico ao explicar o seu problema, examiná-lo e explicar o resultado dos exames também é muito importante. Você deve ficar seguro do diagnóstico e das opções de tratamento.

A maior parte dos problemas de coluna são de tratamento conservador (sem cirurgia). Portanto, antes de conversar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, um histórico completo sobre tratamentos clínicos realizados ou a serem realizados deve ser definido.

Para marcar uma consulta com um Especialista em Coluna, clique aqui.

 

Especialista em Coluna

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
DR. LUCIANO PELLEGRINO - CRM 115408

Agende uma consulta com Especialista em Coluna

Clínica ColunaSP

Consulta Clinica ColunaSP Coluna
AV. Pompéia, 634 CJ. 215  Pompéia - SP
(11) 3459-2128 | (11) 999960-1592

Hospital Sírio Libanês

Consulta Sírio Libanês Coluna
Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista - SP
(11) 3394-5007 | (11) 999960-1592
© Copyright 2019 Dr. Luciano Pellegrino. Todos os direitos reservados.