Má Postura. Qual a postura correta?

Má Postura. Qual a postura correta?

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Uma boa postura é a posição em que você mantém seu corpo e coluna vertebral de forma ereta contra a gravidade, respeitando as curvas fisiológicas. Essa postura deve ser mantida tanto na posição em pé, como sentado e deitado.

A boa postura constante nem sempre é fácil e envolve treinar/educar seu corpo para ficar de pé, andar, sentar e deitar em posições onde a musculatura permita suportar a tensão e diminuir a tensão sobre as articulações, discos da coluna e tendões.

A postura correta:

- Mantém o ossos e articulações no alinhamento correto para que os músculos sejam usados ​​corretamente.

- Ajuda a diminuir o impacto nas superfícies articulares, que podem resultar em artrite/artrose.

- Diminui o stress sobre os ligamentos que prendem as articulações da coluna entre si (sobrecarga/edema ligamentar).

- Evita que a coluna fique rígida em posições anormais.

- Previne o cansaço, porque os músculos estão sendo usados ​​de forma mais eficiente, permitindo que o organismo gaste menos energia.

- Evita problemas de tensão muscular e sobrecarga.

- Previne dores nas costas e dor muscular (mialgias).

- Contribui para uma boa aparência.


Quais são as posturas corretas?

Má Postura. Qual a postura correta?- Posição sentada correta:

Sente-se com as costas retas e os ombros para trás. Os glúteos devem tocar a parte posterior (traseira) de sua cadeira.

Todas as três curvas fisiológicas da coluna devem estar normais e sem tensão (cervical, torácica e lombar). Uma pequena almofada ou apoio lombar pode ser usado para ajudá-lo a manter as curvas equilibradas em suas costas.

Distribua o peso do corpo uniformemente em ambos os quadris.

Flexione os quadris e joelhos em um ângulo reto (90 graus). Você pode utilizar um descanso para os pés, se necessário. É importante manter os pés apoiados no chão. Suas pernas não devem ficar cruzadas.

Tente evitar ficar sentado na mesma posição por mais de 30 minutos. Levante, faça uma pausa, relaxe e tome uma água.

No trabalho, ajuste a altura da cadeira e da estação de trabalho (computador) para que fique na altura dos olhos. Os braços devem ser apoiados na cadeira e os cotovelos devem ficar em um ângulo reto (90 graus). Descanse os cotovelos e os braços em sua cadeira ou mesa, mantendo os ombros relaxados.

Quando sentado em uma cadeira que rola e gira, não torça o quadril enquanto está sentado. Em vez disso, mova seu corpo em bloco.

Ao levantar-se da posição sentada, evite dobrar para a frente (fletir a coluna).

- A posição correta para dirigir:

Se não estiver bem adaptado ao banco do automóvel, use um apoio traseiro na curvatura lombar. Os joelhos devem estar no mesmo nível ou mais alto do que seus quadris.

Mova o banco para perto do volante para apoiar a curvatura de suas costas. O assento deve estar perto o suficiente para permitir que seus joelhos possam dobrar e seus pés possam alcançar os pedais. A altura do volante também é importante, pois os cotovelos nunca devem ficar totalmente estendidos.

- A posição correta para levantar objetos:

Má Postura. Qual a postura correta?

Se você for levantar objetos, não tente levantar objetos que são difíceis ou são mais pesados ​​do que 12 kg.

Antes de levantar um objeto pesado, verifique se você está com os pés firmes e estáveis no chão.

Quando for pegar um objeto abaixo do nível da cintura, mantenha as costas retas e dobre seus joelhos e quadris. Não flexione a coluna para a frente com os joelhos retos.

Contraia os músculos do abdome ao levantar o objeto com o auxílio dos músculos das pernas. Estique os joelhos em um movimento constante. Não sacuda o objeto até seu corpo.

Segure objetos perto de seu corpo com o seus braços flexionados.

Para abaixar o objeto, coloque seus pés como você fez para levantar, contraia os músculos do abdome e flexione os quadris e joelhos, sempre com a coluna reta.

 

 

Siga estas dicas para ter boa postura e para manter a coluna em boa forma:

De pé: Mantenha um pé à frente do outro, com os joelhos ligeiramente fletidos, tira a pressão de sua lombar.

Sentado: Sentado com os joelhos ligeiramente mais altos do que seus quadris proporciona um bom apoio lombar.

Movendo objetos pesados: Empurrar é mais fácil do que puxar. Use seus braços e pernas para auxiliar. Se você irá levantar um objeto pesado, peça a alguém para ajudá-lo.

Parar de fumar: Fumantes são mais propensos a dor nas costas do que não fumantes porque a nicotina restringe o fluxo de sangue para os discos, que amortecem as vértebras.

A avaliação médica com um Especialista em Coluna é importante nos casos de dúvida ou sintomas associados.

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